domingo, 14 de novembro de 2010

10 Coisas que a internet extinguiu

A revolução tecnológica proporcionada pela Internet não se limitou às comunicações, já que ela formatou um novo estilo de vida baseado no uso das novas tecnologias. Assim, gostando ou não, aceitando ou não, todos viraram usuários de Internet nas mais diferentes situações cotidianas, independentemente da posse de computador ou do nível de inclusão digital.

Telefone
Diante do aparelho fixo, os adolescentes tem receio de operar este equipamento misterioso posicionado em cima da cômoda, mais ainda, as pessoas tem abandonando em massa tal símbolo comunicacional que imperou durante todo o século XX e trocado pela portabilidade e conforto dos telemóveis.

Disco
Não há como negar, todas as mídias físicas estão definitivamente mortas. O que temos aí são zumbis tecnológicos se movendo em meio à borrasca provocada pelo streaming e as memórias Flash.

TV
Assisto cada vez mais pessoas inteligentes se despedindo das dezenas de canais imprestáveis da TV aberta e das centenas por assinatura. Depois que a Internet entrou nas nossas vidas, descobrimos o tempo inútil que dispendemos assistindo programação de lixo entupida de propagandas indesejáveis.

Cinema
Perdi noção da última vez que fui ao cinema enfrentar perrengues do tipo: estacionamento, imagem escura e fora de foco, segurança precária, conforto espartano, um sujeito atrás praticando spoiler, etc. Ainda bem que inventaram os projetores e os Torrents do PirateBay! (A bem da verdade, a maioria dos filmes da minha cinemateca são DVDs originais).

Conceito de amigo
Se a Internet não acabou com a amizade, diluiu o conceito de amigo. Hoje, qualquer um pode ter milhares de amigos no Orkut, Twitter, Facebook, Myspace, Hi5... mas os amigos do peito continuam sendo contados nos dedos da mão. A Internet talvez tenha aprofundado o abismo entre as pessoas, que se no chat tem milhares de coisas para dizer, no cara-a-cara se embasbacam e emudecem. No momento em que você vê cruamente as espinhas no nariz do amigo e lhe sente o mau hálito, o arroubo afetivo presencial perde o sentido.

Revista de sacanagem
Foi-se o tempo em que a procura de sexo contemplativo somente era possível indo furtivamente à banca de revista e pedindo em voz baixa ao vendedor as últimas novidades da lascívia eslava. Então, você comprava junto uma revista “séria” para não dar na vista e saia de fininho para o aconchego do seu lar.

Computador
A noção de computador como dispositivo de processamento local está definitivamente perdida. Com a banalização do uso da nuvem, os seus dados não estão mais numa determinada máquina e sim na “Internet”, em servidores indeterminados espalhados pelo planeta. Então, numa involução espantosa, o computador voltou a ser, como nos velhos tempos, apenas um terminal de entrada e saída.

Publicações em papel
O Jornal do Brasil está abandonando o papel e junto com ele diversas publicações estão migrando para o meio 100% digital. Há anos que não sei o que é comprar tal mídia, mesmo porque a minha casa não tem espaço para armazenar o lixo acumulado. Como não tenho pendores artísticos para criar esculturas pós-modernas de entulho, abstenho-me de acumulá-lo. É o que sempre digo para os atendentes de telemarketing que insistem em me azucrinar com ofertas de assinaturas de periódicos, via o quê? Telefone, naturalmente, esta outra peça paleolítica em extinção.

Biblioteca
Há quanto tempo você não vai a uma biblioteca? Estes espaços se configuram cada vez mais em retratos de uma era.

Escola
A escola que aí está, cumpre muito mais um papel de instituição assistencialista de fornecimento de alimentos para crianças carentes, do que de reprodutora do conhecimento. Infelizmente, o conhecimento extra-muros escolares disseminado pela Internet não se amalgama aos moldes da velha escolástica, fundamentada em carteira, quadro-negro, giz e saliva. Tanto a escola está morta, que a segunda greve mais inócua deste país, depois da dos aposentados, é a dos professores, pois ninguém mais precisa de uma escola que não fala a linguagem do Google.

32 comentários:

Adriano Braido disse...

sai de tras do computador meu filho...

escola, conceito de amigos, biblioteca e jornal....

japao é o lugar que mais vende jornal no mundo, ainda! e eles que inventaram grande parte da tecnologia que vc usa.

daki 100 milhoes de anos a escola vai existir... vc aprende muito mais do ler e escrever la, a interação Homem x Homem é uma delas.

Nem todo mundo consegue ler grandes textos pela internet, eh cansativo. Livro é muito mais agradavel para a maioria das pessoas (50% da população mundial tem mais de 40 anos e nao usa o computador para nada mais alem do basico).

Voce esta mudando o seu conceito de amigo. Amigo sempre foi o foi. Nao é pq no orkut esta escrito amigos q aquilo la significa AMIGO. Se estivesse escrito ladroes vc iria mandar prender td mundo?


Sai de tras do computador, vai ler um livro, chama algum amigo real q vc tenha e vai tomar uma cerveja, pra falar das mulheres q estao no bar e nao mais das q vc mexe no photoshop.

Edu Silva disse...

Parei de lier no cinema...

"imagem escura, fora de foco"

E ainda diz que o bom sao os filmes baixados por torrent...


Cara, o dia que tiver um torrent em HD, o preçõ de uma tela 50" full HD e uma net de 100 megas forem tão acessíveis qnt um ingresso de cinema, ai eu voltto no teu blog...

Bruno disse...

nossa, quanta coisa nada a ver

ziSc disse...

1 - No meu cotidiano concordo com você.

2 - Idem, mas curto muito exclusivamente parar minha correria pra escutar um bom LP.

3 - Eu assisto razoavelmente TV, vai dizer agora que Discovery, NatGeo e Histori Channel são inúteis? E não vem me dizer que você baixa documentários na internet porque a aleatoriedade da informação que chega pela TV é a que torna tão interessante.

4 - Vou fingir que você não incluiu "Cinema" nessa sua lista.

5 - Acho que o conceito mudou um pouco mesmo, porque várias pessoas chamam de "amigo" quem nem conhece, justamente por causa da internet. Mas isso não quer dizer que seja, nem que não seja.

6 - O que não falta na internet é pornografia, certo.

7 - Muitas pessoas continuam guardando suas informações no computador pessoal, pouca gente usa servidores ou e-mail como espaço de armazenamento de arquivos. O que aconteceu foi que as pessoas estão abandonando o Desktop para usar o notebook, onde podem guardar tudo e podem acessar em qualquer lugar.

8 - Jornais e Revistas são mais do que mera informação. Portabilidade e praticidade também são fortes pontos.

9 - Faço faculdade e sem a biblioteca estaria completamente f#$%@*! O que acontece é que realmente ninguém mais vai a biblioteca pesquisar sobre assuntos "simples", mas os complexos ainda têm o seu espaço.

10 - Escola? Sério, ESCOLA?! Tu tá botando numa lista de coisas que a internet extinguiu a instituição escolar? Parece até um adolecente de 15 anos que acha um saco ir pra aula.

Anônimo disse...

escola é: "uma instituição assistencialista de fornecimento de alimentos para crianças carentes".
sou professor e devo concordar plenamente, em plena era da internet obrigar um pré-adolescente a ficar uma manhã inteira copiando matéria no caderno e ouvindo um professor falar e falar é patético.

Anderson disse...

Caralh*, quanta viajem num só post.

Ainda bem que não vivo nesse mesmo "mundo" que o autor do post.

Anônimo disse...

No geral a lista faz sentido, é claro que com algumas exceções.
Uma das coisas que estive pensando foi a caligrafia. Mas isto não tem relação direta com a internet.
Me dei conta que não escrevo mais a muito tempo, não faço mais cheques e nem assino mais boleto de cartão de credito....

Anônimo disse...

Maravilhoso o seu post amigo adorei, parabéns!
nós somos o blog que Publicou " Assustador! - as maiores Facções criminosas do Brasil"
está no ocioso também!
abraços!

Anônimo disse...

http://pantanal-professorpantanal.blogspot.com/2010/11/crimes-comandos-organizacoes.html

Ò.ó Douglas ò.Ó disse...

Vem cá amigo...
sai do pc e vai ter um pouco de vida!!!
vai no cinema que é mt melhor que baixar filme da net...assim vc da um pouco de valor aos caras que fizeram aquilo lá!
midia impressa??
como assim acabou? se liga é bem melhor ler um livro que ler na tela do pc...vc não acaba com a vista! e vc cansa bem menos..aposto que se pegar um livro pra ler acaba antes que se for ler no PC!

biblioteca não acabou tem um monte por ai é só vc procurar...é que tem gnt que fica viciado no pc e que não tem amigos nem livros nem quer assistir um bom canal...por exemplo a cultura que passa muitos programas bons é adiviha...é canal aberto!

amigos? vish tenho muitos verdadeiros...agora se vc prefere conversar e contar teus segerdos pra qqr um na net meu filho...precisa rever teus conceitos!


post lixo pra mim...
a internet não extinguiu nada pra mim...e quem se deixar levar por posts inuteis como esse...tão perdidos e vao fazer com que o brasil e sua cultura tbm vao por agua abaixo!

Anônimo disse...

RIDICULO!

Eduardo disse...

Você foi super infeliz no seu post, meu camarada.
Começou por usando o verbo "extinguir".

1° Telefone pode ate ser pouco usado, mas é usado, de fato, eu não uso mais. Mas não posso dar isso por extindo, porque a venda de linhas telefonias não param. Telefone fixo vive.

2° Disco virou artigo de luxo, coisa de colecionador. E a pouco tempo ressucitaram o negócio. Mas podemos considerar esse como extinto em ambito geral.

3° Tv ainda tá longe de virar passado, tanto que Eike Batista ficou interessado em comprar o SBT caso SS venda. Ele vai investir em algo extinto? Dúvido.

4° Quando você falou do cinema, eu parei de ler. Hollywood tá falindo, né?! Contadinho dos cineatas.

Uma dica? Quando for falar de algum assunto, pesquise, não se prenda as suas própria opiniões.

Jefferson disse...

Tenho dó de vc Nerd Tetudo q defeca pelos dedos nesse blog ridículo!

Anônimo disse...

que post de b!@#$, hhaahhahahahaah
vc sabe oq é extinguir?

poison disse...

Interessante e não muito longe da verdade. O erro foi somente copiar a matéria se não me engano ( telemóveis = celulares), sem adaptar o texto á realidade do Brasil.
Estou impressionado com a quantidade de gente "genial e bem informada" que comentou como verdadeiros retardados ( com todo o respeito aos retardados); opinião ainda acho que é grátis, e cada um tem a sua. Já falta de educação...

Mc:. disse...

É meu caro FNN... Acho que vc não foi muito feliz em seu post, pelos motivos já escritos... mas vivemos para ouvir críticas e elogios, não é??
Pela primeira vez estou visitando seu blog e com certeza, voltarei. Torço não ter surpresas desagradáveis como a de hoje.

Anônimo disse...

Escreve até bem meu caro amigo, mas creio que vc é daqueles que vc mesmo citou, que emudecem na frente de amigos reais...sinto muito por vc ter essa vidinha mediocre!

Christiano Augusto disse...

Olha, esse assunto é muito complexo e dinâmico, talvez a internet não tenha extinguido tais, mas sim o ser humano de um modo geral tenha se adaptado e aderido essa nova forma de viver.
Eu mesmo não troco um bom livro por um tablet, nada melhor que sentir o cheiro das páginas e fazer aquela leitura indescritível. Ah amigo, parabéns pelo post, sempre tem alguém de má índole que tenta nos chatear e acha que sabe tudo.Continue assim.
att.
Christiano Augusto - www.heroisdanet.com

Anônimo disse...

Cara, em toda a minha vida de usuário da internet nunca vi tanta asneira em um só post.

Não só eu, mas muita gente usa isso tudo que você mensionou no post.

Você deveria mudar sua visão sobre o mundo real e esse seu mundinho em que diz que 'A internet apagou o conceito de amigo' ou 'A internet acabou com as impressões de livros'.

Anônimo disse...

Quem posta uma coisa dessa é um "asno" que pensa que todo mundo tem os mesmos problemas e defeitos que os seus. Sai dessa cara, abre-se para vida.

AnKeLL disse...

Internet acabou com os livros, telefone, publicações em papel escola e TV?
É, alguém aí passa bastante tempo na frente do computador...

man0cels0 disse...

Muito boa a matéria, valeu!!^^

Rubens disse...

Hobbes disse:
| Parei de lier no cinema...
| "imagem escura, fora de foco"
| E ainda diz que o bom sao os filmes baixados por torrent...
| Cara, o dia que tiver um torrent em HD, o preço de uma
| tela 50" full HD e uma net de 100 megas forem tão
| acessíveis qnt um ingresso de cinema, ai eu voltto no
| teu blog...

Nao concordo com o Hobbes (ele nao deve saber usar internet), mas concordo com o autor do blog. Na verdade sai muito mais barato baixar da internet do que pagar idas ao cinema e tv por assinatura. E voce vai assistir a tudo no televisor (nao é na tela do micro, como muitos pensam) com melhor qualidade, sempre com imagem em alta definicao (ou 720p, ou 1080p) e audio no minimo Dolby 5.1. Sem comerciais, sem perigo de ser obrigado a ouvir dublagens, com legendas de qualidade muitissimo superior (no meu caso, eu prefiro as legendas em ingles, que reproduzem tudo o que os atores falaram, ao pe da letra).

Hobbes, uma conexao banda larga de 10 Mbps (nao precisa ser 100 Mbps) custa de 60 a 120 reais por mes no Rio de Janeiro. Com essa velocidade, voce baixa tranquilo varios filmes em alta definicao (1080p, full-HD) da internet. Ja se voce for apenas 2 ou 3 vezes por mes ao cinema com mais uma pessoa, ja gastará muito mais que isso, apenas contabilizando os gastos de 2 ingressos adultos, gasolina, estacionamento, lanches...

Sendo que cinema tem mesmo uma imagem escura, legendas horrorosas (nem eletronicas sao) e por aí vai. Ja a imagem de uma boa LCD/LED sao claríssimas e com alto contraste.

Um filme HD da internet voce baixa em poucas horas usando uma conexao de 10 Mbps, principalmente se voce usar servicos como os Newsgroups (nao precisa ser por P2P, do tipo torrent ou eMule -- eu nao sei o que sao esses programas ha pelo menos uns 5 anos tambem, so uso newsgroups).

Fora que, ainda pelo mesmo preco, com a conexao internet banda larga voce passa a baixar tambem a todos os seriados, animacoes e documentarios que assiste, tudo em alta definicao (aqui em 720p). Ha quase 15 anos que eu nao assisto esse lixo que é a tv aberta brasileira (entupida de novelas e programas ruins e sem graça), e agora ja vao fazer 3 anos que nem mesmo a tv paga eu assisto mais. Baixo tudo que assisto pela internet, basicamente so seriados americanos, ingleses e canadenses (alem dos filmes, claro). *TUDO* em alta definicao, sem comerciais, sem precisar me aporrinhar indo ao cinema.

Apenas com a economia pelo cancelamento da tv paga, eu ja pago a conexao internet e o custo do servidor de newsgroups, do software e do serviço de "search" (esses 3 ultimos nao custam mais que US$ 17 por mes, mas pagando anualmente sai por US$ 10.50 por mes -- isso e mais a banda larga). Em termos financeiros, a economia é gigantesca. Nao tem nem comparacao (lembrando que eu deixei de pagar tv por assinatura e idas ao cinema para 2 pessoas).

A vida ficou bem melhor assim. \O/
Viva a internet! Fora com cinemas e tv aberta brasileira!

Andreas disse...

achei o post interessante, do conteúdo não posso dizer o mesmo...

pobre, tirado de uma vivência pessoal (esta também pobre) de alguém que não sai de casa...

vai arranjar uma vida e ver que não tem leitor digital que supere um bom livro ou um jornal domingo de manhã, projetor que ganhe de uma ida ao cinema com os amigos, arquivo digital de maior qualidade que um bom vinil ou internet que ganhe da educação pessoal na escola...

Rubens disse...

Como tem velho comentando por aqui, heim? Aquele pessoal que nao consegue se adaptar a novas tecnologias, e ficam presos eternamente em coisas velhas...

Ler jornal de papel vagabundo no domingo?

Desprezar um video em alta definicao (ou ate o conteudo completo de um disco blu-ray, sem perder um unico bit de informacao sequer) ?

Preferir ouvir musica em um disco de vinil (com aqueles vitroloes enormes) ao inves de um pequeno dispositivo USB com MP3s de 320 bits ?

Sei nao... As novas geracoes ja estao nascendo e começando a vida sem dar valor a essas coisas. Assim como nós nao damos valor ao gramophone e outras velharias.

Anônimo disse...

Vc é ruim hein, volta pra escola q vc acha q nao existe mais e aprende.

Anônimo disse...

Muitas verdades descritas com muita estupidez. Quanta coisa limítrofe acabei de ler! Enchergar um palmo além de seu nariz, não significa que vc enchergue!
Apague (ou reescreva com inteligência!) todas essas idiotices. Quem sabe terás um excelente artigo para publicar!

Diego disse...

Nenhum item é fato aí nesse post, tudo ainda existe e forte.

Rubens: sabemos que você é pobre, não minta.

Anônimo disse...

Biblioteca, escola, cinema? Meu filho...volta pra escola porque sua inteligência sim está extinta!

Anônimo disse...

Ronaldo disse:

Cidadão, tú é muito sem noção, cinema, biblioteca, tv local, telefone etc, vai demorar muito pra ser extinto, escola então, NUNCA vai acabar. Dizer que internet educa é alienação prum troxa só!
Pronto falei.

Vane disse...

Ta de brincadeira né? Se vc é assim, sinto dizer, mas está vivendo isolado em uma toca e sua vida se resume a ficar em frente ao computador. Eu sendo jovem e fazendo curso de mestrado, utilizo muito a internet, tanto para pesquisar como para me divertir com vídeos e blogs engraçados. Mas não há nada como um bom livro PUBLICADO EM PAPEL, uma boa biblioteca, ir ao cinema com os amigos...

lista10delontra disse...

Tire seus filhos da escola se tiver, ou algum parente seu. Seu burro!!!

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More